Fartura forma seu 1º grupo de viola caipira pelo SENAR-AR/SP

Data da publicação: 24/10/2011

O Grupo de Violeiros de Fartura nasceu em dezembro de 2008, após a finalização do curso Noções de Viola Caipira do SENAR-AR/SP, e também por iniciativa do Sindicato Rural local. No final deste mesmo ano, o grupo foi convidado a apresentar-se na sua cidade de origem, com o objetivo de divulgar as atividades e cursos do SENAR-AR/SP, programados pelo Sindicato Rural para o ano de 2009. A partir desse momento,a Coordenadora, Sra. Sônia de Fátima Barbosa dos Santos, percebeu que o grupo poderia se fortalecer e fazer apresentações musicais.

Assim, em 2009, o grupo iniciou diversas apresentações em eventos, tanto em Fartura como em outros.
municípios da região, como Piraju e Itaporanga, já recebendo cachê em cada cidade. Mas em Bauru a apresentação foi beneficente, em prol do Hospital Amaral Carvalho para o tratamento do câncer.

Ao avaliar os resultados positivos, o Sindicato Rural de Fartura resolveu patrocinar a continuidade do curso de viola, e assim o grupo foi ampliando seus integrantes, variando o repertório e ganhando maior destaque na região, chegando a ser convidado a apresentar-se fora do Estado de São Paulo, em Curitiba (PR).  Esta foi uma viagem marcante, nas palavras da Coordenadora do Sindicato Rural, Sônia de Fátima, e também de todos os envolvidos.

Em 2010, o Grupo de Violeiros de Fartura apresentou-se em Capão Bonito, Itaí, Taguaí e Sarutaiá, recebendo remuneração em cada apresentação. Em 2011, foram feitas apresentações beneficentes em Itararé e Jaú, numa festa (leilão), em prol ao Hospital Amaral Carvalho que localiza-se na cidade de Jaú. Após este evento, a convite do coordenador de leilões da FEBEC - Federação Brasileira de Entidades de Combate ao Câncer, Sr. Humberto Pavão, o grupo foi convidado para ser colaborador do hospital em outros leilões, e assim ocorreram apresentações em Bauru e Boa Esperança do Sul.


Nos próximos meses, novembro e dezembro, o grupo irá se apresentar em Itaí e Arealva, com pagamento de cachê, e em Presidente Prudente e Bataguassu (MS), que será beneficente ao hospital.

“O instrutor do curso e maestro do Grupo de Violeiros de Fartura, Aroldo José Mazetto Luvizon, salientou a importância do grupo para a divulgação dos talentos do município de Fartura, das atividades do Sindicato Rural e do SENAR-AR/SP, mas principalmente da valorização da cultura popular, da música sertaneja clássica, de raiz, da união dos integrantes do grupo, em promover o bom relacionamento, a oportunidade de conhecer novos lugares, novos amigos e, quem sabe, até ganhar destaque nacional, em jornais e programas de TV.” As informações foram cedidas pela Coordenadora do Sindicato Rural de Fartura, Sra. Sônia de Fátima Barbosa dos Santos.

Fonte: SENAR-AR/SP

Indique esta notícia para um amigo

Loading ...